Por Juliana Carvalho
Juliana França
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior e representam um compromisso com a cultura da integridade organizacional, refletindo diretamente em transparência, ética e valores. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
O impacto de uma certificação como a ONA Nível 3 vai além dos benefícios internos de eficiência e conformidade; ela reverbera externamente, fortalecendo a confiança da sociedade, dos pacientes e dos órgãos reguladores na instituição. Em um setor tão crítico como o da saúde, a confiança é fundamental. O público não apenas espera que os hospitais sigam os mais altos padrões de qualidade, mas também que ajam de forma ética e transparente.
Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. As certificações podem ser de diferentes níveis, sendo Nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acreditado Pleno e Nível 3 – Acreditado com Excelência. Em Goiás, apenas quatro hospitais públicos possuem o Selo de Acreditação com Excelência (Nível 3) e um deles é o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
A Certificação ONA 3 representa o compromisso contínuo com a excelência no atendimento aos pacientes e na prestação de serviços de saúde de alta qualidade. Durante o processo de avaliação, são analisados diversos aspectos do hospital, desde a qualidade dos serviços médicos e multiprofissionais, até a infraestrutura e o atendimento ao paciente. Para receber essa certificação, é imprescindível o empenho de todos os profissionais da unidade. Cada um demonstrando o que faz de melhor todos os dias, seja por meio do registro da assistência aos pacientes, de indicadores, de processos de melhorias, entre outros.
Sendo assim, pode-se dizer que o selo de Acreditação fortalece a integridade organizacional, já que envolve não apenas a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes, mas também a maneira como lidamos com todos os colaboradores, fornecedores, comunidade e órgãos reguladores. Ou seja, ao fortalecer um sistema de governança e gestão de risco na unidade hospitalar, fortalecemos também o programa de integridade da organização, que está intimamente ligado ao comportamento ético, à transparência e ao cumprimento das normas legais e regulatórias.
Este ano, o Hugol passou por mais um processo de auditoria para garantir a recertificação ONA 3. Vale lembrar que as avaliações são realizadas anualmente, garantindo melhorias contínuas nos processos de gestão hospitalar e uma maturidade na gestão da qualidade. Isso contribui diretamente para a sustentação de práticas éticas, já que todas as áreas da instituição são auditadas e avaliadas periodicamente. Portanto, é possível prevenir práticas irregulares e desonestas, criando uma rede de segurança que promove uma cultura organizacional preventiva e transparente.
Sendo assim, a recertificação da nossa instituição no padrão ONA Nível 3 representa muito mais do que um selo de qualidade. Ela é a materialização do compromisso com a excelência e, fundamentalmente, com a integridade. A maturidade em gestão da qualidade e a eficácia do Programa de Integridade estão profundamente interligadas, criando uma base sólida para que os valores de ética e transparência permeiem todas as ações do hospital.
O impacto disso é uma instituição mais confiável, mais ética e, consequentemente, mais capaz de oferecer o melhor atendimento possível aos nossos pacientes, com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel social com responsabilidade e respeito.
Neste sentido, a certificação ONA Nível 3 não é apenas uma validação de conformidade, mas uma verdadeira alavanca para o fortalecimento da integridade organizacional, essencial para a construção de uma instituição mais ética e transparente — exatamente o que se espera de organizações que cuidam de vidas.
Juliana Carvalho é Gerente de Qualidade do Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL (AGIR)
Juliana França é Comunicóloga e Assessora de Imprensa do Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL (AGIR)
* A opinião manifestada é de responsabilidade dos autores e não é, necessariamente, a opinião do IES